Economia

Contração da zona do euro é confirmada em 0,2% no 1º tri

Na comparação com os três primeiros meses de 2012, a queda na produção econômica foi levemente revisada para 1,1%, de 1,0% calculado antes


	Zona do Euro: o sexto trimestre consecutivo de contração no PIB foi melhor do que o quarto trimestre de 2012, quando houve queda de 0,6% no PIB em comparação com o terceiro trimestre
 (Ralph Orlowski/Getty Images)

Zona do Euro: o sexto trimestre consecutivo de contração no PIB foi melhor do que o quarto trimestre de 2012, quando houve queda de 0,6% no PIB em comparação com o terceiro trimestre (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 08h10.

Paris - O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no primeiro trimestre deste ano foi confirmado em contração de 0,2% em relação com o quarto trimestre do ano passado, informou a Eurostat.

Na comparação com os três primeiros meses de 2012, a queda na produção econômica foi levemente revisada para 1,1%, de 1,0% calculado antes.

O sexto trimestre consecutivo de contração no PIB foi melhor do que o quarto trimestre de 2012, quando houve queda de 0,6% no PIB em comparação com o terceiro trimestre.

A Eurostat também revisou os dados do quarto trimestre do ano passado para mostrar declínio anual de 1,0% no PIB, em vez do recuo de 0,9% anunciado antes.

Os investimentos brutos em capital fixo caíram 1,6% no primeiro trimestre, depois de recuarem 1,4% no quarto trimestre e 0,9% no terceiro, o que acabou eliminando 0,3 ponto porcentual do PIB no início deste ano.

O investimento privado cresceu 0,1% no primeiro trimestre, após a queda de 0,6% no trimestre imediatamente anterior, e o consumo do governo diminuiu 0,1% no primeiro trimestre.

Os fluxos comerciais declinaram quase no mesmo ritmo que no quarto trimestre do ano passado, com as exportações recuando 0,8% e as importações caindo 1,1%.

Como resultado, o comércio exterior acrescentou 0,1 ponto porcentual ao PIB. Apenas o setor agrícola teve expansão no primeiro trimestre, de 0,6%, enquanto no setor de manufatura houve queda de 0,3%, na construção houve recuo de 0,7% e no comércio, transporte e atividades hoteleiras houve declínio de 0,1%.

O PIB da França caiu mais 0,2% no primeiro trimestre. Itália e Espanha reduziram a contração para 0,5%, de 0,9% e 0,8%, respectivamente, nos três últimos meses de 2012. A Alemanha teve expansão de apenas 0,1%. O PIB de Portugal caiu 0,4%, o da Eslovênia cedeu 0,7% e o Chipre registrou -1,3%. Fonte: Market News International.

Acompanhe tudo sobre:Indicadores econômicosPIBZona do Euro

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo