Economia

Contrabando de carne brasileira leva 27 para prisão na China

Foram apreendidas 300 toneladas de carne e apresentadas acusações formais contra 12 dos detidos.


	Consumidora escolhendo carne: as importações de carne do Brasil para o mercado chinês estão proibidas desde dezembro de 2012
 (Lam Yik Fei/Bloomberg)

Consumidora escolhendo carne: as importações de carne do Brasil para o mercado chinês estão proibidas desde dezembro de 2012 (Lam Yik Fei/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2014 às 06h52.

Pequim - A polícia da província chinesa de Jiangsu prendeu 27 pessoas em uma operação contra uma rede de contrabando de carne bovina importada ilegalmente do Brasil, informou nesta segunda-feira a agência oficial de notícias "China News Service".

Foram apreendidas 300 toneladas de carne e apresentadas acusações formais contra 12 dos detidos. Segundo a agência, as compras eram feitas por telefone e mediante transferência bancária.

Oito companhias de Jiangsu e da província chinesa de Cantão estavam envolvidas no esquema, que começou a ser investigado em janeiro, quando a polícia recebeu denúncias de que carne de procedência misteriosa estava sendo vendida nos mercados a um preço muito abaixo dos concorrentes.

As importações de carne do Brasil para o mercado chinês estão proibidas desde dezembro de 2012, devido a um caso do "mal da vaca louca" detectado no Paraná.

Em maio, o Ministério da Agricultura do Brasil informou sobre um caso da doença, mas segundo autoridades do setor a esperança é de que o comércio com a China seja retomado em breve. 

Acompanhe tudo sobre:ContrabandoIndústria

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs