Economia

Consumo de petróleo mostra retomada da indústria

Rio de Janeiro - O consumo de combustíveis no país cresceu em torno de 8% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período do ano passado, segundo informou hoje (19) o presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Lima de Andrade Neto. Segundo ele, o aumento do consumo de óleo combustível, que indica o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O consumo de combustíveis no país cresceu em torno de 8% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período do ano passado, segundo informou hoje (19) o presidente da Petrobras Distribuidora (BR), José Lima de Andrade Neto.

Segundo ele, o aumento do consumo de óleo combustível, que indica o comportamento da indústria, mostra a reativação do setor. No caso dos demais combustíveis, o crescimento do consumo no final de março revela que também aumentou a demanda da agroindústria.

Lima Neto afirmou que o mercado de combustíveis deve expandir-se 7% neste ano, dependendo do consumo da economia mundial.

"É muito difícil fazer projeções, mas uma expansão de 7% é factível, até porque se se observa o perfil do consumo no ano passado, houve um choque provocado pela crise mundial, o que freou a expansão da demanda."

Em relação ao álcool, Lima Neto disse que o mercado já vem demandando mais etanol, e que hoje o combustível já é consumido em maior escala do que a gasolina, quando considerados os dois tipos: hidratado e anidro.

O consumo de álcool registrou queda em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano, comum nessa época por causa da entressafra e a consequente alta do preço. Para Lima Neto, a partir do fim deste mês inicio de junho, o consumo de etanol vai retomar o volume do período anterior à entressafra , que começa no final do ano e vai até março.

Lima participa do painel Aproveitamento de Oportunidades - Como Estamos?, que abordará o pré-sal durante o Forum Nacional de Altos Estudos, que começou na segunda-feira, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e termina amanhã (20).

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEnergiaIndústriaIndústrias em geralPetróleo

Mais de Economia

Moody's rebaixa nota dos EUA, que deixa de ser 'AAA', por causa do aumento da dívida pública

Lula se reúne com ministros no Alvorada para tratar sobre INSS e CPMI

Zanin vota para permitir mais 2 anos de novas adesões a acordo por perdas de planos econômicos

Desemprego sobe em 12 estados do Brasil no primeiro trimestre do ano