Economia

Consumo nacional da eletricidade aumenta 4,1% em agosto

O consumo residencial avançou 7% e foi o item que mais contribuiu para a alta nacional


	Energia elétrica:: na Região Sudeste, o crescimento em agosto foi de 4,8%. São Paulo, principal mercado da região, teve crescimento de 4,8%
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Energia elétrica:: na Região Sudeste, o crescimento em agosto foi de 4,8%. São Paulo, principal mercado da região, teve crescimento de 4,8% (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 17h14.

Rio de Janeiro - O consumo nacional de energia elétrica aumentou 4,1% em agosto, o equivalente a 38.686 gigawatts-hora (GWh), em comparação com igual mês do ano passado, informou hoje (26) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a divulgação da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

Segundo a resenha, no mês passado, o consumo de energia na indústria ficou 1,6% acima do de agosto de 2012, atingindo 15.883 GWh.

O consumo residencial avançou 7% e foi o item que mais contribuiu para a alta nacional. Nas regiões, os maiores aumentos ocorreram no Sul (10,2%) e Nordeste (9,9%). Segundo a EPE, no Sul, o frio rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, fez aumentar o uso de aquecedores e, no Nordeste, o aumento foi impulsionado pelo aumento nas vendas de eletrodomésticos.

Na Região Sudeste, o consumo aumentou 4,8%. São Paulo, principal mercado da região, teve crescimento de 4,8%. No ano, o consumo residencial no estado apresenta alta de 4,3%.

Ainda segundo a EPE, o consumo do setor de comércio e serviços subiu 4,7% (6.597 GWh), influenciado pelo efeito estatístico (base elevada em 2012) e o da indústria, 1,6% (15.883). O estudo aponta ainda que os setores eletrointensivos seguem com consumo de energia elétrica em retração, enquanto outros segmentos têm evoluído positivamente, contribuindo para o bom desempenho no consumo industrial, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Atualizada às 16h32

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçoseconomia-brasileiraConsumoEnergia

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE