Economia

Consumo de gás natural cresce 4% em maio ante abril, diz Abegás

Levantamento estatístico da Abegás foi feito com concessionárias em 20 Estados, e reuniu dados dos segmentos: residencial, comercial e automotivo

GNV: segundo a associação, o destaque em maio foi o consumo do Gás Natural Veicular (GNV), com aumento de 1,6% na comparação com abril (Gás Natural/Divulgação)

GNV: segundo a associação, o destaque em maio foi o consumo do Gás Natural Veicular (GNV), com aumento de 1,6% na comparação com abril (Gás Natural/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de julho de 2018 às 14h29.

São Paulo - O consumo de gás natural no País apresentou crescimento de 4% em maio, ante abril para 59,46 milhões de metros cúbicos/dia, informou nesta quinta-feira, 5, a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Na comparação com maio de 2017 houve uma queda de 5,4%. Já no acumulado dos cinco meses do ano, a alta em 2018 é de 2,6%.

Os números fazem parte de levantamento estatístico da Abegás feito com concessionárias em 20 Estados, reunindo dados em diversos segmentos: residencial, comercial e automotivo, entre outros.

Segundo a associação, o destaque em maio foi o consumo do Gás Natural Veicular (GNV), com aumento de 1,6% na comparação com abril. "O GNV segue competitivo em todo o País. Com o desabastecimento de combustíveis líquidos causado durante a paralisação dos caminhoneiros, o consumo de GNV subiu", destaca em nota o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

A alta foi de 13,9% em relação a maio de 2017 e de 10,2% no acumulado do ano frente aos cinco meses iniciais de 2017. Houve ainda um aumento médio de 60 a 70% na procura pela conversão de veículos a GNV, que resultará em aumento do consumo nos próximos meses, destaca a Abegás.

"Incentivar o GNV é estratégico para o País. Por ser distribuído em tubulações, não depende do fornecimento por veículos. Além do mais, é menos poluente que os combustíveis líquidos, especialmente na comparação do diesel, o que faz dele uma alternativa para uso em veículos pesados, inclusive em transporte público municipal", defende o presidente executivo da Abegás.

O número de consumidores de gás natural já ultrapassa mais de 3,381 milhões de clientes, segundo a associação.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoCombustíveisGrevesGásBiogás

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis