Economia

Consumo de gás natural cresce 3,3% em abril, diz Abegás

Consumo de gás natural bateu o recorde histórico pelo segundo mês seguido


	Tanques de armazenagem de gás natural da Petrobras, na Baia do Guanabara
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Tanques de armazenagem de gás natural da Petrobras, na Baia do Guanabara (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 11h33.

São Paulo - O consumo de gás natural aumentou 3,3% em abril, na comparação com março deste ano, registrando uma média de 77,2 milhões de metros cúbicos por dia, segundo o levantamento estatístico mensal da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), divulgado nesta segunda-feira, 2.

Pelo segundo mês seguido, o consumo de gás natural bateu o recorde histórico, desde o início da distribuição do insumo no país, em 1991, destaca a Abegás.

Os maiores índices alcançados até então haviam sido registrados em maio de 2013, com 73,3 milhões de metros cúbicos por dia, e março de 2014, com 74,6 milhões de metros cúbicos por dia.

"Com os níveis dos reservatórios de água ainda abaixo do esperado, o despacho termoelétrico continua puxando a alta de consumo", afirma a Abegás, no comunicado.

O segmento de geração elétrica apresentou aumento de 4,8%, na comparação com março de 2014 e de 38,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O consumo residencial, entretanto, foi o que mais cresceu: 27,3%, em relação a março de 2014, e 9,2% na comparação com abril de 2013.

O segmento industrial, que vem apresentando uma retomada do crescimento, aumentou 0,8%, quando comparado ao mesmo período do ano passado e 1,2%, em relação a março deste ano.

Em relação ao mesmo período de 2013, o consumo de gás natural no segmento comercial subiu 7,2%. Na comparação com o mês anterior, o aumento foi de 2,8%.

O segmento automotivo foi o único que apresentou retração, de 0,6%, na comparação com março deste ano e de 3,8% em relação a abril de 2013.

A Abegás acrescenta que o número de consumidores registrados foi de 2,4 milhões em todo o País.

A região Sudeste concentra o maior consumo de gás natural, com volume médio diário de 16,2 milhões de metros cúbicos, seguida pelo Nordeste, com 3,4 milhões de metros cúbicos.

As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 2,1 milhões de metros cúbicos por dia, 1,1 milhão de metros cúbicos por dia e 892 mil metros cúbicos por dia, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisGás

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto