Economia

Consumo de gás aumenta 3,7% em um ano, diz Abegás

Consumo de gás natural no país atingiu em maio a demanda de 76 milhões de metros cúbicos (m³) por dia


	Gás: Abegás constatou ainda aumento de 0,7% no número de consumidores
 (Gleb Garanich/Reuters)

Gás: Abegás constatou ainda aumento de 0,7% no número de consumidores (Gleb Garanich/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 12h25.

Rio de Janeiro - A maior competitividade em relação a outros insumos e a elevação dos preços da energia elétrica mantiveram em crescimento o consumo de gás natural no país, que atingiu em maio a demanda de 76 milhões de metros cúbicos (m³) por dia.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e indicam crescimento de 0,7%, em relação a abril, e de 3,7%, quando a comparação se dá com maio do ano passado.

De acordo com levantamento estatístico mensal da Abegás, o segmento de cogeração (produção simultânea de energia térmica e elétrica a partir de um combustível convencional) foi o destaque do mês, com aumento de 5,7% em relação ao mês anterior e de 14% em comparação a maio de 2013.

O segmento industrial, que vem registrando expansão desde o início do ano, cresceu 0,4% em relação a maio do ano passado, alcançando média de 29 milhões de m3 por dia – o melhor resultado desde agosto de 2013. Comparativamente a abril deste ano, a alta foi ainda maior: 1,7%.

Depois de dois meses seguidos de retração, o setor automotivo se recuperou em maio, com aumento de 0,8% na comparação com o mês anterior. Em relação a maio de 2013, no entanto, o consumo de gás natural veicular (GNV) apresentou queda de 2,9%.

A geração elétrica apresentou aumento de 1,3%, na comparação com abril de 2014 e de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado, em decorrência da maior demanda por parte das usinas termelétricas, que vêm despachando a plena carga para compensar a insuficiência de vazão dos reservatórios do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste.

Por outro lado, o setor residencial apresentou redução de 2,7%, em relação a abril de 2014, e de 14,3% na comparação com maio de 2013. Em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento comercial caiu 5%. Na comparação com o mês anterior, a redução chegou a 8,6%.

A Abegás constatou ainda aumento de 0,7% no número de consumidores – que chegou a 2,5 milhões em todo o país.

Regionalmente, o Sudeste continua concentrando o maior demanda do país, com volume médio diário de 51,8 milhões de m3; seguida do Nordeste, com 10,6 milhões de m3. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram, respectivamente, 7,9 milhões de m³/dia, 2,9 milhões de m³/dia e 2,6 milhões de m³/dia.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaGásServiços

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto