Economia

Consumo de energia elétrica no país caiu 2,2% em maio

Dados foram divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética


	Na indústria, consumo de energia caiu 4,2% em maio se comparado ao mesmo mês de 2014
 (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Na indústria, consumo de energia caiu 4,2% em maio se comparado ao mesmo mês de 2014 (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 15h31.

Rio de Janeiro - O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 2,2% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 38.196 gigawatts-hora (GWh).

No acumulado do ano, a queda no consumo foi 0,9%. Em 12 meses houve um pequeno crescimento do consumo de 0,2%, de acordo com dados divulgados hoje (1º), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O único setor que registrou aumento do consumo de energia em maio (0,5%) foi o de comércio e serviços, em função da expansão de 7,7% na Região Nordeste.

Já o consumo industrial teve retração de 4,2% em maio, em comparação a maio de 2014. Dos 36 setores industriais analisados, apenas oito tiveram aumento na demanda de energia.

A maior queda (-13,7%) foi observada no setor automobilístico, como reflexo da redução de 25,3% na produção de automóveis apontada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O setor metalúrgico teve a segunda maior redução do consumo de energia elétrica, de 10,7%. As indústrias extrativa mineral e de papel e celulose apresentaram os consumos mais significativos do mês, 8,9% e 8,2%, respectivamente.

Segundo Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica da EPE no setor residencial também houve queda no consumo de energia de 2,5%, acompanhando a retração de 4,2% na Região Sudeste e de 4,5% no Sul para esses consumidores.

A queda do poder aquisitivo das famílias, somada ao aumento das tarifas de eletricidade aplicado em todas as distribuidoras explicam o resultado registrado no mês, informou a EPE.

O consumo de energia elétrica em maio, por região, mostrou queda de 3,9% no Sudeste, devido ao enfraquecimento da atividade industrial.

O consumo caiu, também, 1,3% no Norte; 0,9% no Sul e 0,4% no Centro-Oeste. A única região que apresentou aumento do consumo foi o Nordeste (0,3%).

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosConsumoEnergiaEnergia elétricaIndústriaServiçosSiderurgia e metalurgiaVeículos

Mais de Economia

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo

Haddad afirma que não há data para anúncio de corte de gastos e que decisão é de Lula