Economia

Consumidor troca agência bancária pela internet, diz BC

O celular e outros dispositivos móveis tiveram crescimento de 335%, porcentual alto e que é explicado pela participação ainda pequena no total, pouco mais de 2%


	Sede do Banco Central em Brasília: as transações pela internet aumentaram 8,6% em relação a 2011 e representaram 37% do total
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Sede do Banco Central em Brasília: as transações pela internet aumentaram 8,6% em relação a 2011 e representaram 37% do total (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 11h25.

Brasília - O número de operações bancárias em agências e caixas eletrônicos caiu em 2012 em relação ao ano anterior, segundo levantamento do Banco Central divulgado nesta quinta-feira, 10.

O uso da internet e de aparelhos celulares, por outro lado, cresceu novamente, assim como a procura por correspondentes bancários (farmácias, lotéricas, etc.) e atendimento por telefone.

As transações pela internet, que desde 2010 se tornou o principal canal de atendimento bancário, aumentaram 8,6% em relação a 2011 e representaram 37% do total. A maioria dos acessos foi para consulta a extratos e saldos (44%), seguido por outras operações financeiras (32%) e pagamentos de contas e convênios (10%).

O celular e outros dispositivos móveis tiveram crescimento de 335%, porcentual alto e que é explicado pela participação ainda pequena no total, pouco mais de 2%. Nesse caso, 55% dos acessos foram para consultas a saldos e extratos e 43% para outras operações não financeiras.

As operações financeiras responderam por apenas 3% do total. O pagamento de contas e tributos por esse canal cresceu 185% e representou 1,5% das transações por dispositivos móveis.

A procura por agências e caixas eletrônicos caiu 1% em relação a 2011. As duas modalidades responderam, respectivamente, por 25% e 26% das transações. No primeiro caso, o destaque foi a queda de 12% no pagamento de contas nesses estabelecimentos.

Os correspondentes e call centers registraram crescimento de 4% e 5% no número de operações, com participação de 9% e 4% no total, respectivamente. Estabelecimentos conveniados como lotéricas e farmácias verificaram aumento de 14% no pagamento de contas, maior porcentual entre todos os canais.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosFinançasInternetMercado financeiro

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad