Economia

Consumidor tem evitado os juros do cartão, diz pesquisa

Para Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, só 4% pagaram o valor mínimo, enquanto 8% optaram por fazer o parcelamento da fatura


	Cartões de crédito: a maioria (73%) não deixou de pagar nenhuma fatura nos últimos 12 meses
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Cartões de crédito: a maioria (73%) não deixou de pagar nenhuma fatura nos últimos 12 meses (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 15h48.

São Paulo - Nova pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) feita pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira, 16, mostra que 85% dos usuários de cartão de crédito pagaram o valor integral da sua última fatura no mês de maio.

O estudo, que vem sendo realizado mensalmente pela Abecs, mostrou ainda que 88% pretendem fazer o mesmo no próximo vencimento.

De acordo com a Abecs, somente 4% pagaram o valor mínimo, enquanto 8% optaram por fazer o parcelamento da fatura.

"Isso mostra que a grande maioria das pessoas costuma fazer bom uso do cartão de crédito e sabe aproveitar seus benefícios sem pagar juros", destaca a Associação, em nota.

O valor da última fatura, conforme a Abecs, estava de acordo ou abaixo do orçamento mensal de 85% dos usuários entrevistados.

Além disso, a maioria (73%) não deixou de pagar nenhuma fatura nos últimos 12 meses.

Dentre os entrevistados que em algum momento nesse período deixaram de pagar a fatura - valor integral ou mínimo - na data de vencimento, 85% informaram já ter quitado a dívida em questão.

A pesquisa feita pelo Datafolha a pedido da Abecs mostrou ainda o uso da modalidade de parcelamento sem juros do cartão de crédito, oferecida pelas lojas e considerada um dos grandes benefícios do cartão.

Foi identificado que 69% das pessoas parcelaram alguma compra sem juros no mês anterior, atitude mais comum entre as mulheres (72%) do que entre os homens (66%).

A modalidade mais usada na classe D (72%) - seguida pelas classes C (70%), B (69%) e A (66%) -, bem como na região Sul (79%) - seguida por Norte/Centro-Oeste (74%), Nordeste (73%) e Sudeste (64%).

Compra pela internet

No período avaliado, 21% dos usuários fizeram compra pela internet com o cartão de crédito, segundo a Abecs.

A participação dos homens ficou acima da média, com 23%, enquanto 18% das mulheres compraram com cartão em lojas virtuais.

Já o público mais jovem, de 18 a 25 (28%) e de 26 a 39 anos (29%) também foi destaque, seguido por pessoas de 40 a 55 (13%) e de 56 anos ou mais (9%).

Mais da metade (55%) dos consumidores de classe A usaram o cartão na web, seguidos pelos de classe B (26%), C (11%) e D (3%).

A pesquisa foi realizada com mais de mil portadores de cartão de crédito, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes sociais, em 84 cidades de todo o País, segundo a Abecs.

Acompanhe tudo sobre:Cartões de créditoDívidas pessoaisJurosmeios-de-pagamentosetor-de-cartoes

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional