Economia

Consumidor piora avaliação sobre acesso ao crédito, diz CNC

Acesso ao crédito e momento para compra de bens duráveis atingiram o pior nível da série histórica da pesquisa, segundo a CNC


	Acesso ao crédito registrou novamente queda de 0,6% ante dezembro e recuo de 9,2% em relação a janeiro de 2014
 (Arquivo/Agência Brasil)

Acesso ao crédito registrou novamente queda de 0,6% ante dezembro e recuo de 9,2% em relação a janeiro de 2014 (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 11h31.

Rio de Janeiro - A disposição do brasileiro ao consumo melhorou na passagem de dezembro para janeiro, mas houve piora na avaliação do acesso ao crédito e momento para compra de bens duráveis.

Ambos atingiram o pior nível da série histórica da pesquisa, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A intenção de consumo das famílias (ICF) subiu 0,2% na comparação com dezembro, para 119,7 pontos. Houve queda de 8,6% no ICF em relação a janeiro de 2014, mas, como o índice permanece acima da zona de indiferença (100,0 pontos), o resultado está em nível favorável.

O componente nível de consumo atual apresentou elevação de 1,9% em relação a dezembro e queda de 9,5% ante janeiro do ano passado.

No entanto, o aumento do custo do crédito e o alto nível de endividamento das famílias ainda motivam um desaquecimento na intenção de compras a prazo.

O componente Acesso ao crédito registrou novamente queda de 0,6% ante dezembro e recuo de 9,2% em relação a janeiro de 2014, voltando ao menor nível da série histórica da pesquisa, aos 123,4 pontos, mesmo patamar de novembro de 2014.

Já o item momento para duráveis teve queda de 0,9% na comparação com dezembro, para 97,2 pontos, também o menor valor da série histórica e abaixo da zona de indiferença. Em relação a janeiro de 2014, o componente mostrou recuo de 12%.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoCréditoIndicadores econômicos

Mais de Economia

Haddad, Rui Costa, Tebet e Esther Dweck se reúnem hoje para discutir ajuste do corte de gastos

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo