Economia

Construtoras pedem orçamento para Usiminas visando Belo Monte

As empresas precisam fazer orçamentos sobre o custo que terão com a obra para poder formular seus lances no leilão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2010 às 19h40.

São Paulo - O presidente da Usiminas, Marco Antônio Castello Branco, afirmou nesta quarta-feira que a Usiminas Mecânica, subsidiária do grupo, recebeu "uma série de pedidos" de orçamentos de componentes hidráulicos, como comportas, a serem eventualmente instalados na usina hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão está previsto para 20 de abril.

"Todas as construtoras fizeram pedidos de orçamento para Belo Monte", disse o executivo, que deixará o cargo no próximo dia 30 de abril.

As empresas precisam fazer orçamentos sobre o custo que terão com a obra para poder formular seus lances no leilão.

Entre as empresas que procuraram a Usiminas, Castello Branco citou a Camargo Corrêa, Odebrecht e Queiroz Galvão, além da Voith, especializada em equipamentos para usinas hidrelétricas e serviços industriais, e a Inepar, voltada para o mercado de geração, distribuição de energia, petróleo e gás natural.

Para o presidente da Usiminas, o preço-teto de 83 reais por megawatt-hora é desafiador.

"Se conseguir (se o leilão tiver sucesso) vai ser muito bom para o país... o custo do licenciamento ambiental é alto", afirmou. O Ibama concedeu licença ambiental prévia para Belo Monte mediante contrapartida mínima de 1,5 bilhão de reais do consórcio vencedor.

O governo federal prevê a participação de ao menos dois consórcios, sendo o primeiro, já confirmado, formado por Andrade Gutierrez, Neoenergia, Votorantim e Vale.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaBelo MonteConstrução civilEnergia elétricaHidrelétricasIndústriaIndústrias em geralLeilõesUsinas

Mais de Economia

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram