Economia

Consórcio chinês ganha licitação para nova ponte sobre Canal do Panamá

A quarta ponte sobre o canal, cujo preço proposto pelo governo panamenho era de 1,6 bilhão de dólares, é um projeto de rodovia de 6,5 quilômetros

Panamá: construção da ponte é o maior trabalho de infraestrutura após a expansão do Canal (Rodrigo Arangua/AFP/AFP)

Panamá: construção da ponte é o maior trabalho de infraestrutura após a expansão do Canal (Rodrigo Arangua/AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 29 de junho de 2018 às 18h27.

Um consórcio chinês ganhou nesta sexta-feira a licitação para construir a quarta ponte sobre o Canal do Panamá, a maior obra de infraestrutura do país, um ano depois do estabelecimento de relações diplomáticas entre Pequim e Panamá.

O Consórcio Panamá Cuarto Puente (integrado pela China Comunications Construction Company e pela China Harbour Engineering Company) obteve o contrato após ofertar as obras em 1,42 bilhão de dólares.

A empresa espanhola Dragados teve uma pontuação final melhor, com 79,84% e uma proposta de 1,812 bilhão de dólares, mas anunciou sua retirada da competição pouco antes da abertura dos envelopes com as propostas.

A quarta ponte sobre o Canal do Panamá, cujo preço base proposto pelo governo panamenho e revelado nesta sexta-feira era de 1,6 bilhão de dólares, é um projeto de rodovia de 6,5 quilômetros com seis pistas, pelas quais também passará um monotrilho.

Segundo as autoridades locais, a construção da ponte é o maior trabalho de infraestrutura após a expansão do Canal. A China Harbour Engineering Company (Chec) já está construindo um porto de cruzeiros na Baía da Cidade do Panamá.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPanamá

Mais de Economia

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR