Economia

Conselho recomenda concessão de mais 2 aeroportos

Foi recomendada a inclusão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais no Programa Nacional de Desestatização


	Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro: a Infraero deterá 49% das Sociedades de Propósito Específico que administrarão cada um dos aeroportos concedidos
 (Wilson Dias/Abr)

Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro: a Infraero deterá 49% das Sociedades de Propósito Específico que administrarão cada um dos aeroportos concedidos (Wilson Dias/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 14h17.

Brasília - O Conselho Nacional de Desestatização (CND) recomendou à presidente Dilma Rousseff a inclusão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, no Programa Nacional de Desestatização (PND). A iniciativa faz parte do processo de concessão.

De acordo com a resolução publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o operador aeroportuário que disputar o leilão deverá comprovar experiência prévia no processamento mínimo de 35 milhões de passageiros anuais em um único aeroporto.

Com esse requisito, o governo quer ser mais rígido nas concessões. Nos primeiros processos de concessão dos aeroportos de Guarulhos e Campinas, em São Paulo e de Brasília, a exigência era de experiência mínima de movimentação de 5 milhões de passageiros anualmente.

A resolução do CND esclarece que a Infraero deterá 49% das Sociedades de Propósito Específico que administrarão cada um dos aeroportos concedidos, podendo transferir até o limite de 5% para os funcionários.

Ressalta também que a torre de controle não será concedida à exploração da iniciativa privada, permanecendo sob responsabilidade do poder público. "Constitui requisito de participação no leilão, além de outros previstos no edital, a participação societária equivalente a, no mínimo 25% do consórcio licitante pelo operador portuário", destaca a resolução.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAviaçãoTransportesAeroportosConcessõesPrivatizaçãoConcessionárias

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas