Economia

Congresso deve manter vetos a Orçamento Impositivo, diz Alcolumbre

O presidente do Senado afirmou que busca manter equilíbrio na relação e que o Legislativo nunca quis fazer o chamado "parlamentarismo branco"

Davi Alcolumbre: o presidente do Senado afirmou que o Congresso não tentou fazer "parlamentarismo branco" (Adriano Machado/Reuters)

Davi Alcolumbre: o presidente do Senado afirmou que o Congresso não tentou fazer "parlamentarismo branco" (Adriano Machado/Reuters)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 3 de março de 2020 às 19h14.

Última atualização em 3 de março de 2020 às 19h14.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que deputados e senadores devem manter os vetos presidenciais ao Orçamento Impositivo e votar três projetos de lei que vão regulamentá-lo ainda nesta terça-feira.

Após idas e vindas --chegou-se a aventar a derrubada dos vetos na semana anterior ao Carnaval-- líderes, presidentes das duas Casas do Congresso e governo chegaram ao entendimento anunciado por Alcolumbre.

O presidente do Congresso disse que tem se pautado como um ponto de equilíbrio na relação institucional e que o Legislativo nunca quis fazer o chamado "parlamentarismo branco".

"O Congresso em nenhum momento quis fazer o que se diz pela rua, o chamado parlamentarismo branco. Ao contrário, nós queremos é fortalecer o Executivo, o Judiciário, o Parlamento. Isso eu tenho pregado sempre", afirmou.

"Vocês têm acompanhado a minha atuação. O Brasil tem acompanhado. Eu tenho, em alguns momentos delicados e importantes da história nacional, me mantido na posição de conversa e de diálogo, porque só esse caminho constrói. Não podemos ficar discutindo as nossas divergências, a gente precisa construir as convergências porque a sociedade espera do parlamento isso", afirmou Alcolumbre.

O senador se reuniu nesta segunda-feira, 2, com o presidente Jair Bolsonaro e colocou na mesa a insatisfação do Legislativo com as falas e atitudes de integrantes do governo em apoio a manifestações contra a Câmara e o Senado. Segundo interlocutores o senador avisou ao presidente que não vai mais tolerar ataques ao Congresso.

"Acho que o entendimento, o diálogo, a conciliação são fundamentais para conseguirmos avançar", disse Alcolumbre. "A independência é fundamental, mas a harmonia também é fundamental. E isso só se consegue através do diálogo", disse.

"Eu compreendo que o gesto do Poder Executivo, do governo federal, de cumprir o que fala porque o governo federal apoia o Orçamento Impositivo", completou.

Acompanhe tudo sobre:Davi AlcolumbreGoverno BolsonaroOrçamento federal

Mais de Economia

Os argumentos de Haddad e Tebet para convencer Lula da necessidade de cortar gastos

Moody's: Argentina levará tempo para atingir “grau de investimento"

Benefícios fiscais estaduais quase triplicam em cinco anos e devem atingir R$ 267 bi em 2025

Ajuste fiscal: Governo avalia propor ao Congresso trava para limitar crescimento de emendas