Economia

Confiança econômica da zona do euro cai em julho; PIB da Espanha e França registram crescimento

Resultado de julho ficou abaixo da expectativa de analistas consultados

Em junho, o índice havia sido de 95,3 pontos (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Em junho, o índice havia sido de 95,3 pontos (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 28 de julho de 2023 às 08h32.

O índice de sentimento econômico da zona do euro, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, caiu para 94,5 pontos em julho, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 28, pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE). Em junho, o índice havia sido de 95,3 pontos.

O resultado de julho ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam recuo do índice a 94,9 pontos.

Apenas a confiança do consumidor subiu de -16,1 pontos em junho para -15,1 pontos em julho, confirmando estimativa preliminar, mas a da indústria caiu de -7,2 para -9,4 pontos no mesmo período e a de serviços piorou de 5,9 para 5,7 pontos

PIB da Espanha sobe 0,4% no 2º trimestre ante trimestre anterior

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 0,4% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre deste ano, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O dado veio abaixo das projeções da FactSet, de avanço de 0,6%. Na comparação anual do segundo trimestre, o PIB espanhol teve expansão de 1,8%.

PIB da França sobe 0,5% no 2º trimestre ante 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 0,5% no segundo trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo pesquisa preliminar divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Insee, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.

O resultado ficou acima das expectativas dos analistas da FactSet, que previam alta de 0,2%. Na comparação anual, a economia francesa cresceu 0,9% no trimestre.

Os dados do PIB do primeiro trimestre também foram revisados hoje. Na comparação trimestral, o crescimento foi revisado para baixo, de 0,2% para 0,1%, mas, na comparação anual, houve revisão altista, de 0,8% para 0,9%. 

Acompanhe tudo sobre:Zona do Euroeconomia-internacionalEspanhaFrançaPIB

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'