Economia

Confiança do investidor cai após eleição italiana

Confiança da zona do euro recuou em março, interrompendo uma tendência de seis meses de ganhos devido a temores de uma nova incerteza política


	"A razão para isso é óbvia: é o resultado da eleição na Itália que provocou incertezas sobre o progresso futuro do país para avançar", disse o Sentix em comunicado
 (AFP)

"A razão para isso é óbvia: é o resultado da eleição na Itália que provocou incertezas sobre o progresso futuro do país para avançar", disse o Sentix em comunicado (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 08h12.

Berlim - A confiança da zona do euro recuou em março, interrompendo uma tendência de seis meses de ganhos devido a temores de uma nova incerteza política após uma eleição inconclusiva na Itália, informou o grupo de pesquisa Sentix nesta segunda-feira.

O grupo informou que seu índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco de 17 países caiu para -10,6 em março ante -3,9 em fevereiro, ante previsão em pesquisa da Reuters de -5,2.

"A razão para isso é óbvia: é o resultado da eleição na Itália que provocou incertezas sobre o progresso futuro do país para avançar", disse o Sentix em comunicado.

"Isso teve um impacto negativo sobre toda a zona do euro." Um subíndice de expectativas caiu para 8,3 em março ante 15,8 em fevereiro. A leitura sobre condições atuais atingiu -27,8, ante -21,8 no mês anterior.

A eleição na Itália em 24 e 25 de fevereiro não resultou em nenhuma maioria no Parlamento e os principais partidos políticos não realizaram avanços na direção da formação de um governo estável, levantando a perspectiva de uma nova eleição.

Entretanto, um índice separado para a Alemanha mostrou que a confiança dos investidores na maior economia da zona do euro permanece firme, em 24,5 em março, ante 24,3 no mês passado. Esse é o maior nível desde julho de 2011.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaEuropaItáliaPaíses ricosPiigsZona do Euro

Mais de Economia

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos