Economia

Confiança do empresário industrial tem alta de 0,6 ponto em maio

Aumento do indicador da CNI reverte parcialmente a queda de 0,9 ponto assinalada em abril

Confiança do empresário da indústria: em relação a maio do ano passado, o índice está 12,5 pontos maior (Thinkstock/Thinkstock)

Confiança do empresário da indústria: em relação a maio do ano passado, o índice está 12,5 pontos maior (Thinkstock/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de maio de 2017 às 12h14.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 53,7 pontos neste mês, com alta de 0,6 ponto em maio frente a abril.

Esse aumento do indicador reverte parcialmente a queda de 0,9 ponto assinalada em abril.

As informações são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje (19).

Índices acima de 50 pontos mostram industriais confiantes; abaixo dessa linha, indicam empresários com falta de confiança.

Em relação a maio do ano passado, o índice está 12,5 pontos maior. No entanto, o índice ainda não ultrapassou sua média histórica de 54 pontos.

Dos componentes do ICEI, os empresários percebem que há piora nas condições atuais, cujo indicador foi de 46,3 pontos, abaixo da linha dos 50 pontos. Já as expectativas são positivas, com índice de 57,4 pontos.

Empresários da maioria dos setores estão confiantes em maio. Dos 32 setores analisados na pesquisa, apenas seis apresentam ICEI abaixo dos 50 pontos: impressão e reprodução de gravações; outros equipamentos de transporte; serviços especializados para a construção; madeira; minerais não metálicos; e coque e derivados do petróleo.

Os setores que apresentaram maiores índices de confiança foram: farmoquímicos e farmacêuticos (58,9 pontos), indústria extrativa (57,6 pontos) e manutenção e reparação (56,9 pontos).

O levantamento foi feito entre 2 e 12 deste mês com 3.008 empresas. Dessas, 1.231 são de pequeno porte, 1.097 são médias e 680 grandes.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConfiançaeconomia-brasileiraIndústriaNível de confiança

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'