Economia

Confiança do empresário industrial cai 1,2 ponto em janeiro

Segundo a CNI, a queda na confiança no primeiro mês do ano é resultado da avaliação dos empresários sobre a situação atual da economia e das empresas


	CNI: para a CNI o indicador revela que os industriais estão menos otimistas com o futuro, quebrando a tradição de renovação de expectativas comum no início de ano
 (Geyson Magno/VOCÊ S/A)

CNI: para a CNI o indicador revela que os industriais estão menos otimistas com o futuro, quebrando a tradição de renovação de expectativas comum no início de ano (Geyson Magno/VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 11h26.

Brasília – Os empresários industriais iniciaram o ano menos otimistas.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou em 53,1 pontos em janeiro.

O resultado é 1,2 ponto inferior ao de dezembro e 3,6 pontos inferior ao de janeiro de 2013.

O índice varia de zero a 100 e acima de 50 indica empresários confiantes.

Segundo a CNI, a queda na confiança no primeiro mês do ano é resultado da avaliação dos empresários sobre a situação atual da economia e das empresas e as perspectivas para os próximos seis meses.

O índice de condições atuais, que revela a percepção dos empresários sobre as empresas e a economia, caiu de 46,8 pontos em dezembro para 45 pontos neste mês.

Para a CNI, o resultado ocorreu devido à inflação persistente, ao aumento das taxas de juros e à maior preocupação com as contas do governo.

O índice de expectativas para os próximos seis meses recuou de 58 pontos no mês passado para 57,2 pontos em janeiro.

Para a CNI, mesmo estando acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador revela que os industriais estão menos otimistas com o futuro, quebrando a tradição de renovação de expectativas comum no início de ano.

O Icei de janeiro foi calculado com base em levantamento feito entre 6 e 16 de janeiro com 2.330 empresas no país. Dessas, 865 são pequenas, 895 são médias e 570 são de grande porte.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da Indústriaeconomia-brasileiraEmpresários

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional