Economia

Confiança do empresário do comércio se mantém em fevereiro

A CNC informa que, apesar de o mercado de trabalho ainda estar “aquecido” e as pessoas ainda estarem “confiantes” em seus empregos, “o crédito apresenta desaceleração”

Já o subíndice que mede as expectativas registrou aumento de 3,3%, com altas de 4,2% na perspectiva em relação à economia (Marcelo Correa/EXAME.com)

Já o subíndice que mede as expectativas registrou aumento de 3,3%, com altas de 4,2% na perspectiva em relação à economia (Marcelo Correa/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 14h14.

Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ficou estável em fevereiro deste ano em relação ao mês anterior, com 127,6 pontos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), entre os três subíndices que compõem o Icec, a maior queda foi registrada por aquele que avalia as condições atuais: 3,3%.

A percepção dos comerciantes caiu 4,9% em relação ao desempenho da economia, 4,2% em relação ao resultado do setor comercial e 1,1% em relação ao desempenho de sua própria empresa.

A CNC informa que, apesar de o mercado de trabalho ainda estar “aquecido” e as pessoas ainda estarem “confiantes” em seus empregos, “o crédito apresenta alguma desaceleração”, o que pode ter influenciado o Índice de Confiança do Empresário do Comércio.

O subíndice que mede a intenção de investimentos também registrou queda (0,9%), puxada pela redução das intenções em realizar investimentos em geral e em ampliar estoques. Apesar disso, houve um aumento na expectativa em relação à contratação de funcionários.

Já o subíndice que mede as expectativas registrou aumento de 3,3%, com altas de 4,2% na perspectiva em relação à economia, 3,4% em relação ao comércio e 2,4% em relação à sua própria empresa.

De acordo com a CNC, os resultados mostram que o crescimento do volume de vendas no varejo no primeiro semestre deste ano deverá ser menor do que no segundo semestre. Mas, como um todo, o ano de 2012 deverá ser “bastante favorável”, segundo a entidade.

Acompanhe tudo sobre:Investimentos de empresasEmpregos

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas