Economia

Confiança do empresário do comércio cai 1,6% em outubro

Com o resultado de outubro, 2014 deve fechar como o ano de menor confiança do empresário do comércio desde 2011, quando a pesquisa foi iniciada

Com queda nas vendas empresários do comércio têm visão pessimista sobre o setor, mostra a CNC (Tânia Rego/Agência Brasil)

Com queda nas vendas empresários do comércio têm visão pessimista sobre o setor, mostra a CNC (Tânia Rego/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 12h05.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 1,6% entre setembro e outubro deste ano. Na comparação com outubro de 2013, houve uma queda de 11,1%, segundo dados divulgados, hoje (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a CNC, com o resultado de outubro, 2014 deve fechar como o ano de menor confiança do empresário do comércio desde 2011, quando a pesquisa foi iniciada. Segundo o economista da CNC Fábio Bentes, a percepção dos empresários é sensível ao desempenho das vendas.

Por isso, a expectativa da CNC é que as vendas do comércio tenham o pior resultado dos últimos 11 anos. Na comparação com setembro, há menor confiança tanto em relação ao momento presente (-0,9%), quanto em relação aos investimentos (-1%) e ao futuro (-2,6%).

O mesmo acontece em relação a outubro de 2013. Os empresários estão menos confiantes em relação ao presente (-16,9%), menos otimistas em relação ao futuro (-9%) e com menor intenção de investimentos (-9,3%).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioIndicadores econômicos

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE