Economia

Confiança do Empresário do Comércio cai 0,3% em abril

A queda do Icec na passagem de março para abril foi provocada por uma avaliação mais negativa dos empresários em relação a investimentos e estoques


	Comércio: a queda do Icec na passagem de março para abril foi provocada por uma avaliação mais negativa dos empresários em relação a investimentos e estoques
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Comércio: a queda do Icec na passagem de março para abril foi provocada por uma avaliação mais negativa dos empresários em relação a investimentos e estoques (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2016 às 13h03.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 0,3% entre março e abril deste ano.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ele recuou para 80,8 pontos, depois de três altas consecutivas, de acordo com dados ajustados sazonalmente. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 8%.

O Icec tem uma escala de zero a 200 pontos. Quando o indicador fica acima de 100 pontos, sinaliza que os empresários têm uma visão otimista em relação aos seus negócios, ao comércio e à economia.

Mas o Icec abaixo de 100 pontos, como aconteceu em abril, mostra uma visão negativa dos empresários.

“A gente está num momento em que ainda paira uma incerteza e não há como saber se o indicador continuará caindo ou se subirá”, disse a economista da CNC, Izis Ferreira.

Para ela, a queda do Icec na passagem de março para abril foi provocada por uma avaliação mais negativa dos empresários em relação a investimentos e estoques.

“No mês passado, já tinha havido uma variação negativa em relação aos investimentos nas empresas, na contratação de funcionários e na avaliação dos estoques. Nesse mês, essa queda se acirrou”, disse.

Apesar disso, a opinião dos empresários em relação ao atual momento e às expectativas sobre o futuro melhoraram na comparação com março.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresáriosConfiança

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro