Economia

Confiança do consumidor de SP cai 5,7% em julho

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 145 pontos em junho para 136,7 pontos em julho


	O ICC mede o humor do consumidor paulistano e varia numa escala de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total)
 (Mario Tama/Getty Images)

O ICC mede o humor do consumidor paulistano e varia numa escala de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total) (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 11h08.

São Paulo - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) anunciou nesta segunda-feira que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 5,7% em julho, ao passar de 145 pontos em junho para 136,7 pontos.

Na comparação com julho de 2012 (160,6 pontos), o recuo foi de 14,8%. O ICC mede o humor do consumidor paulistano e varia numa escala de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Os ICC é formado por dois quesitos - e os dois indicaram retração em julho. O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) recuou 7,5%, passando de 147,5 para 136,4 pontos.

Já o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) teve queda de 4,5% e chegou aos 136,9 pontos em julho. Em nota, a FecomercioSP avaliou que a persistência da inflação causa impacto negativo na renda real do consumidor e foi "o principal fator da queda apurada pelo indicador mês após mês".

Além disso, a entidade avalia que o sentimento de insatisfação visto nos protestos de rua em todo o País "tende a mexer com as percepções do consumidor".

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumidoresConfiançaFecomércio

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos