Economia

Confiança do consumidor cai em dezembro, diz CNI

O índice de expectativa em relação ao desemprego caiu 8,2% e o da renda pessoal recuou 1,7% na comparação com novembro


	Consumidores: o levantamento aponta ainda recuo nos indicadores de expectativas sobre o endividamento e a situação financeira
 (Getty Images)

Consumidores: o levantamento aponta ainda recuo nos indicadores de expectativas sobre o endividamento e a situação financeira (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 15h07.

Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) voltou a cair em dezembro, registrando 96,3 pontos, o que revela pessimismo dos consumidores.

Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 14, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador é 1,3% menor do que o de novembro e 11,8% inferior ao registrado em dezembro de 2014.

"A manutenção do pessimismo explica a fraca demanda em 2015 e indica perspectivas de manutenção desse cenário em 2016", destaca a CNI. Desde janeiro deste ano, o Inec está abaixo da média histórica, que é de 109,6 pontos.

De acordo com a pesquisa, a queda na confiança dos consumidores é resultado, principalmente, do aumento do pessimismo sobre o mercado de trabalho nos próximos seis meses.

O índice de expectativa em relação ao desemprego caiu 8,2% e o da renda pessoal recuou 1,7% na comparação com novembro.

Segundo a metodologia da pesquisa, quanto maior a queda do indicador, maior é o número de pessoas que esperam o aumento do desemprego e a queda na renda pessoal.

O levantamento aponta ainda recuo nos indicadores de expectativas sobre o endividamento e a situação financeira.

"Isso significa que os brasileiros preveem a piora da situação financeira e o aumento das dívidas nos próximos seis meses", destaca a CNI.

A pesquisa do Inec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios, entre os dias 4 e 7 de dezembro e foi feita em parceria com o Ibope Inteligência.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoConfiançaCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, segundo estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro