Economia

Confiança do consumidor cai 6,2% na cidade de São Paulo

O índice está diminuindo desde o mês de março


	Consumidor faz compras em supermercado: os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos também apresentaram queda na confiança de 8,2%.
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Consumidor faz compras em supermercado: os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos também apresentaram queda na confiança de 8,2%. (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2013 às 13h01.

São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no município de São Paulo registrou queda de 6,2% no mês de maio, de acordo com indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O ICC passou de 155,6 pontos em abril para 146 este mês. O índice está diminuindo desde o mês de março.

O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) diminuiu 5,2%, passando de 153 pontos em abril para 145,1 em maio. Com relação ao Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), a queda alcançou 6,9%, saindo de 157,3 pontos em abril para 146,5 em maio.

O destaque no Icea foi a redução de 15% na confiança dos consumidores com renda superior a dez salários mínimos, caindo de 162,9 para 138,4 pontos. No resultado do IEC, a FecomercioSP ressaltou a queda da percepção dos consumidores com idade superior a 35 anos (9,4%), que passou de 151,2 para 137 pontos em maio.

Os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos também apresentaram queda na confiança de 8,2%, ao passar de 158,7 em abril para 145,7 pontos em maio.

A FecomercioSP avaliou que a queda do ICC é reflexo do aumento nos preços e da percepção de que a atividade econômica está desacelerando. Mesmo assim, acredita que 146 pontos é um índice de confiança positivo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasConsumidoresMetrópoles globaisNível de confiançasao-paulo

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China