Economia

Confiança do consumidor cai 6,2% na cidade de São Paulo

O índice está diminuindo desde o mês de março


	Consumidor faz compras em supermercado: os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos também apresentaram queda na confiança de 8,2%.
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Consumidor faz compras em supermercado: os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos também apresentaram queda na confiança de 8,2%. (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2013 às 13h01.

São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no município de São Paulo registrou queda de 6,2% no mês de maio, de acordo com indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O ICC passou de 155,6 pontos em abril para 146 este mês. O índice está diminuindo desde o mês de março.

O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) diminuiu 5,2%, passando de 153 pontos em abril para 145,1 em maio. Com relação ao Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), a queda alcançou 6,9%, saindo de 157,3 pontos em abril para 146,5 em maio.

O destaque no Icea foi a redução de 15% na confiança dos consumidores com renda superior a dez salários mínimos, caindo de 162,9 para 138,4 pontos. No resultado do IEC, a FecomercioSP ressaltou a queda da percepção dos consumidores com idade superior a 35 anos (9,4%), que passou de 151,2 para 137 pontos em maio.

Os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos também apresentaram queda na confiança de 8,2%, ao passar de 158,7 em abril para 145,7 pontos em maio.

A FecomercioSP avaliou que a queda do ICC é reflexo do aumento nos preços e da percepção de que a atividade econômica está desacelerando. Mesmo assim, acredita que 146 pontos é um índice de confiança positivo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasConsumidoresMetrópoles globaisNível de confiançasao-paulo

Mais de Economia

Haddad: reação do governo aos comentários do CEO global do Carrefour são “justificadas”

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024