Economia

Confiança do consumidor cai 2% em março, diz FGV

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de até 200 pontos, foi de 116,2 pontos em fevereiro para 113,9 pontos em março


	Consumidores: o Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 3,4% este mês após mostrar queda de 2,3% em fevereiro
 (Marcelo Camargo/ABr)

Consumidores: o Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 3,4% este mês após mostrar queda de 2,3% em fevereiro (Marcelo Camargo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2013 às 08h38.

Rio de Janeiro - O consumidor permanece com humor negativo neste mês. É o que revelou há pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostrou queda de 2,0% em março ante mês anterior, após cair 1,4% em fevereiro contra janeiro, na série com ajuste sazonal.

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), foi de 116,2 pontos em fevereiro para 113,9 pontos em março, o menor nível desde março de 2010 (111,6 pontos).

O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 3,4% este mês após mostrar queda de 2,3% em fevereiro. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,5% em março após apresentar queda de 0,8% em fevereiro.

"A comparação dos níveis deste indicadores com as respectivas médias históricas1 mostra que o consumidor brasileiro encontra-se hoje pouco satisfeito com a situação atual e neutro (nem otimista nem pessimista) em relação ao futuro próximo", informou a FGV em comunicado oficial.

Ainda segundo a fundação, o ICC caiu 7,0% em março na comparação com igual mês em 2012. No mês passado, o indicador nesta comparação havia caído de forma menos intensa, tendo registrado queda de 3,0% ante fevereiro de 2011.

O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1º. e 20 de março.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasNível de confiança

Mais de Economia

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária

INSS: Ministério Público Federal recomenda que cidadãos vulneráveis sejam ressarcidos em 30 dias

Economia da Argentina cai 1,8% na comparação mensal — mas cresce 5,6% na variação anual