Economia

Confiança do comércio cai 8,8% em fevereiro

Com maior queda da série, resultado pode ser explicado principalmente pela piora da percepção dos empresários sobre momento atual


	Varejo: cenário de fragilidade econômica brasileira, inflação alta e juros elevados vêm deixando o comércio brasileiro em dificuldades
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Varejo: cenário de fragilidade econômica brasileira, inflação alta e juros elevados vêm deixando o comércio brasileiro em dificuldades (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 09h15.

São Paulo - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 8,8 por cento em fevereiro sobre janeiro, maior recuo mensal da série, renovando o patamar histórico mais baixo com a quarta queda consecutiva.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta quinta-feira que o índice caiu a 97,9 pontos, menor nível da série iniciada em março de 2010. Em janeiro, o Icom já havia caído 1,5 por cento na comparação sequencial.

"A confiança recuou de forma intensa e disseminada entre os segmentos do comércio em fevereiro. O resultado retrata um setor insatisfeito com os níveis atuais de demanda e pessimista em relação às perspectivas de vendas e lucratividade nos próximos meses", disse o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

O resultado de fevereiro deveu-se principalmente à piora da percepção dos empresários sobre o momento atual. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 14,4 por cento frente a janeiro, para 76,4 pontos, menor nível da série, após alta de 11,2 por cento no mês anterior.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) teve queda de 4,6 por cento, para 119,4 pontos, também menor patamar da série.

O cenário de fragilidade econômica brasileira, inflação alta e juros elevados vêm deixando o comércio brasileiro em dificuldades. As vendas varejistas recuaram 2,6 por cento em dezembro, e registraram em 2014 o menor crescimento em 11 anos.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasInflaçãoJurosNível de confiançaVarejo

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs