Economia

Confiança da zona do euro recua por preocupação com Chipre

Segundo Sentix, confiança caiu pelo segundo mês seguido em abril para -17,3


	Clientes fazem fila na frente de uma agência do banco Laiki a espera de sua reabertura em Nicosia, no final de março
 (Yorgos Karahalis/Reuters)

Clientes fazem fila na frente de uma agência do banco Laiki a espera de sua reabertura em Nicosia, no final de março (Yorgos Karahalis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 09h04.

Berlim - A confiança da zona do euro caiu pelo segundo mês seguido em abril devido a preocupações com o resgate do Chipre, afirmou nesta segunda-feira o grupo de pesquisa Sentix.

O Sentix informou que seu índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco de 17 países caiu para -17,3 neste mês, menor nível desde novembro passado e abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de -13,1. O índice havia ficado em -10,6 em março.

"Assim como a eleição italiana puxou o índice para baixo em março, em abril o problema do Chipre, entre outras questões, provou ser um peso adicional", disse o Sentix em comunicado.

Um subíndice sobre as expectativas para a zona do euro caiu para 0,5 em abril ante 8,3 em março. A leitura relativa às condições atuais atingiu -33,5 ante -27,8 em março.

Um índice separado para a Alemanha também mostrou que a confiança está piorando na maior economia da zona do euro, ao cair para 17,6 neste mês --menor nível desde janeiro-- ante 24,5 em março.

Acompanhe tudo sobre:Indicadores econômicosZona do EuroNível de confiança

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025