Economia

Confiança da indústria tem maior queda desde junho, diz FGV

Com recuo de 3,4%, Índice de Confiança da Indústria foi a 83 pontos em fevereiro, ante 85,9 pontos no mês anterior


	Indústria: resultado foi determinado principalmente pela piora das expectativas sobre os próximos meses
 (zhudifeng/ThinkStock)

Indústria: resultado foi determinado principalmente pela piora das expectativas sobre os próximos meses (zhudifeng/ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 09h02.

São Paulo - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira recuou 3,4 por cento em fevereiro, maior queda desde junho, voltando a mostrar fragilidade do setor depois de um alívio no início do ano no indicador.

O ICI foi a 83,0 pontos neste mês, contra 85,9 pontos em janeiro, quando registrou alta de 1,9 por cento sobre o mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O resultado foi determinado principalmente pela piora das expectativas sobre os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) teve queda de 4,9 por cento no período, para 81,9 pontos, sendo que o indicador de produção prevista exerceu o maior peso.

Já o Índice da Situação Atual (ISA) caiu 2,1 por cento, a 84,0 pontos, com destaque para o indicador que mede a satisfação com o ambiente geral de negócios.

"A piora expressiva das expectativas em relação aos próximos meses reflete o desânimo de um setor que está há seis trimestres sem crescer e com perspectivas ainda negativas no curto prazo, a despeito da evolução favorável ao setor das taxas de câmbio recentemente", disse o superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr., em nota.

A FGV informou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,4 ponto percentual, para 81,6 por cento em fevereiro.

A indústria tem sido um dos pontos mais fracos da economia brasileira. Em 2014 o setor registrou queda de 3,2 por cento, pior resultado em cinco anos, e a perspectiva é de nova contração neste ano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise econômicaDados de BrasilNível de confiança

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs