Economia

Confiança da indústria cai 3,1% em relação a janeiro

O resultado de fevereiro foi influenciado tanto pela piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes


	Indústria: Indice de Confiança dos empresários tem o menor nível desde outubro de 2014
 (Getty Images)

Indústria: Indice de Confiança dos empresários tem o menor nível desde outubro de 2014 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 12h24.

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de fevereiro ficou em 83,2 pontos, o que significa recuo de 3,1% em relação ao resultado final de janeiro, que foi 85,9 pontos. Foi o menor nível desde outubro de 2014, quando o ICI havia alcançado 82,6 pontos.

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), não consideram a influência sazonal. Ou seja, não levam em conta fatores típicos que influenciam o consumo como feriados ou datas comemorativas.

Os números se baseiam na Sondagem da Indústria de Transformação, que mede a tendência das indústrias química, têxtil, automotiva, siderúrgica, entre outros setores relevantes da economia.

A Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação é um levantamento estatístico que gera informações majoritariamente de natureza qualitativa. Fornece, mensalmente, indicações sobre o estado geral da economia e suas tendências podendo, desse modo, orientar decisões empresariais e de política econômica. 

O resultado de fevereiro foi influenciado tanto pela piora tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes.

Para a prévia de fevereiro de 2015 foram consultadas 783 empresas entre os dias 2 e 19 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima sexta-feira,   27 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoEmpresasFGV - Fundação Getúlio Vargas

Mais de Economia

Pix por aproximação estará disponível em carteira digital do Google semana que vem, diz Campos Neto

Com expectativa sobre corte de gastos, Lula se reúne com Haddad e Galípolo

Haddad afirma que não há data para anúncio de corte de gastos e que decisão é de Lula