Economia

Conab eleva estimativa para moagem de cana do CS em 13/14

Companhia Nacional do Abastecimento elevou sua estimativa para moagem para 602,27 milhões de toneladas


	Trabalhador corta cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro
 (Sergio Moraes/Reuters)

Trabalhador corta cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 15h16.

São Paulo - A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) elevou nesta sexta-feira sua estimativa para a moagem de cana no centro-sul do Brasil em 2013/14 para 602,27 milhões de toneladas, ante 594,1 milhões anteriormente, em meio à expansão e renovação dos canaviais na região.

A colheita no centro-sul, região responsável por mais de 90 por cento da produção nacional, está praticamente encerrada.

No país, incluindo as regiões Norte e Nordeste, a Conab previu uma colheita de 659,8 milhões de toneladas de cana, contra 652 milhões no boletim de agosto e 588,9 milhões de toneladas em 2012/13.

"O acréscimo é reflexo do aumento de área da região centro-sul. Este crescimento se deve à expansão de novas áreas de plantio das principalmente das novas usinas em funcionamento que estão consolidando suas áreas", disse a estatal em seu relatório.

A área de cana-de-açúcar destinada à produção neste ano-safra no país deve apresentar alta de 3,8 por cento ante o ciclo anterior, 8,81 milhões de hectares.

"O aumento da área com renovação diminui a infestação por ervas daninhas, reduz a idade média do canavial e consequentemente, melhora a produtividade", explicou a Conab.

Os Estados que apresentaram maior incremento de área no centro-sul foram São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Além da área maior e da renovação, a Conab ressaltou que nesta temporada as lavouras do centro-sul têm recebido mais investimentos e tratos culturais.

A produtividade da atual temporada no centro-sul subiu 8 por cento ante a safra passada, passando para 78,2 toneladas por hectare. Na estimativa de agosto, a projeção de produtividade era de 77,3 toneladas.

Açúcar e Etanol

A estimativa para produção de açúcar do centro-sul recuou para 34,7 milhões de toneladas, contra 36,73 milhões de toneladas anteriormente, por conta de uma revisão para baixo no volume previsto de cana destinada para produzir o adoçante, favorecendo o etanol.

Segundo a Conab, produção de açúcar do centro-sul em 2012/13 totalizou 34,2 milhões de toneladas.

O volume de etanol produzido no centro-sul foi elevado pela Conab para 25,75 bilhões de litros, ante 25,28 bilhões de litros anteriormente.

Na safra 2012/13, a produção do etanol no centro-sul somou 21,8 bilhões de litros.

Acompanhe tudo sobre:acucarAgriculturaBiocombustíveisCana de açúcarCombustíveisCommoditiesConabEmpresas estataisEnergiaEtanolMinistério da Agricultura e PecuáriaTrigo

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa