Economia

Carne no açougue custa menos que no supermercado, diz FIPE

Carne bovina é mais cara no supermercado; frango e suínos custam, porém, saem mais em conta

Reajustes nos preços são repassados imediatamente ao consumidor nos açougues (Fernando Moraes/VEJA São Paulo)

Reajustes nos preços são repassados imediatamente ao consumidor nos açougues (Fernando Moraes/VEJA São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 18h36.

São Paulo – Comprar carne bovina no açougue é mais barato do que fazer a compra no supermercado, diz pesquisa da consultoria Informa Economics FNP, especializada em agronegócio, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Com as carnes suínas e o frango acontece o inverso: são mais caros no açougue que nos supermercados.

Com base numa análise dos preços dessas carnes de janeiro de 2006 a dezembro de 2010, o estudo mostra que, na média, o quilo de filé mignon custou 4,28 reais a menos nos açougues que nos supermercados. De acordo com a pesquisa, incluindo o ano de 2011, o preço do filé mignon é 17% mais caro no supermercado. Já o frango e a bisteca são quase 4% mais caros no açougue.

O objetivo da pesquisa era avaliar o efeito dos preços da arroba do boi nos preços das carnes no varejo, bem como do aumento da renda da população. A conclusão foi que, em épocas de alta da arroba do boi, o repasse para o consumidor é mais rápido nos açougues que nos supermercados.

O mesmo ocorre quando a renda da população aumenta – o repasse para os preços das carnes nobres é imediato nos açougues, e não nos supermercados. A renda mais alta dos frequentadores de supermercados é o determinante para o preço mais alto da carne bovina nesses estabelecimentos. 

Acompanhe tudo sobre:PreçosConsumoorcamento-pessoal

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025