Economia

Comissão Europeia inicia análise do superávit alemão

Objetivo é descobrir se há um sinal de desequilíbrio sério na maior economia da Europa


	Euro: Alemanha tem registrado um superávit de conta corrente que excede em 6 por cento o Produto Interno Bruto (PIB) desde 2007
 (Damien Meyer/AFP)

Euro: Alemanha tem registrado um superávit de conta corrente que excede em 6 por cento o Produto Interno Bruto (PIB) desde 2007 (Damien Meyer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2013 às 11h47.

Bruxelas - A Comissão Europeia decidiu preparar nesta quarta-feira uma análise detalhada do forte superávit persistente da conta corrente da Alemanha a fim de descobrir se há um sinal de desequilíbrio sério na maior economia da Europa.

A Alemanha tem registrado um superávit de conta corrente que excede em 6 por cento o Produto Interno Bruto (PIB) desde 2007.

Em setembro, a conta atingiu 19,7 bilhões de euros, ou mais de 8 por cento da produção econômica do ano passado, e foi a maior do mundo, superando até a China.

Isso tem gerado críticas dos Estados Unidos e da União Europeia de que a economia alemã está dependendo muito fortemente das exportações e que Berlim deve prestar mais atenção ao aumento da demanda doméstica para colocar o crescimento em um patamar mais robusto.

"Revisões detalhadas também serão preparadas para a Alemanha e Luxemburgo a fim de analisar melhor a posição externa deles e analisar os avanços internos, e concluir se algum desses países está experimentando desequilíbrios", disse a Comissão em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Após decisão do TCU, Haddad diz que continuará perseguindo meta fiscal

Senado adia votação de segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária

TCU diz que governo não pode mirar piso da meta fiscal e decisão pode levar a novo congelamento

Senado aprova projeto que cria espaço fiscal para combater impactos do tarifaço