Economia

Com taxa de 0,16%, INPC volta a registrar inflação em agosto

Índice de preços que mede a inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos, ficou em 0,16% em agosto, registrando inflação

Feira livre no Rio de Janeiro: alimentos continuaram com queda de preços (-0,14%), embora em ritmo menor do que em julho (Dado Galdieri/Bloomberg)

Feira livre no Rio de Janeiro: alimentos continuaram com queda de preços (-0,14%), embora em ritmo menor do que em julho (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2013 às 09h36.

Rio de Janeiro – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos, ficou em 0,16% em agosto. O índice voltou a registrar inflação depois de uma queda de preços de 0,13% em julho. Apesar disso, ainda ficou abaixo de 0,24% medido pela inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em agosto.

Assim como no IPCA, a alta do INPC foi puxada pela inflação nos grupos habitação (0,52%) e saúde e cuidados pessoais (0,41%), além dos artigos de residência, com taxa de 0,83%.

Os alimentos continuaram com queda de preços (-0,14%), embora em ritmo menor do que em julho (que havia registrado taxa de -0,4%). Também em deflação (queda de preços) em agosto aparecem os transportes (-0,11%).

Acompanhe tudo sobre:PreçosEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicosINPC

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE