Economia

Com Selic a 10,5% ao ano, Brasil está entre os três países com maior taxa de juro real do mundo

Cálculo mostra taxa real de 7,36%, terceira maior entre 40 países. Brasil fica à frente de México e África do Sul

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de agosto de 2024 às 06h59.

Tudo sobreSelic
Saiba mais

Depois de o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) manter a taxa básica de juros (Selic) em 10,5% ao ano na quarta-feira, 31, o Brasil continuou entre os três países do mundo com a maior taxa de juros real. O país só fica atrás da Turquia (12,13%) e pela Rússia (7,55%), com juro real de 7,36%, segundo levantamento do site MoneYou.

Entenda o contexto

O economista Jason Vieira, responsável pelo ranking que contempla 40 países, avalia que o cenário para corte de juros no Brasil continua travado pela questão fiscal. A insistência do governo é em aumentar a arrecadação, sem nenhuma sinalização de controle de gastos, diz o economista.

Ele cita também que eventos como as enchentes no Rio Grande do Sul, além de fenômenos climáticos como a La Niña (resfriamento das águas do oceano Pacífico) pressionaram a inflação de alimentos. O câmbio, com a alta do dólar, também é fator de pressão sobre os preços.

"E nos Estados Unidos a possibilidade de um corte de juros é cada vez mais remota este ano", diz Vieira.

Com juro real de 7,36%, o Brasil fica à frente do México (6,24%, em 4º lugar), África do Sul (3,89%, em 5º lugar) e Indonésia (3,61%, 6º lugar).

A taxa real é uma combinação de inflação projetada para os próximos 12 meses, via coleta do relatório Focus do Banco Central, de 3,67%, e da taxa de juros DI dos próximos 12 meses no vencimento mais líquido, que é julho de 2025.

O movimento global de alta de juros perdeu força. A maior parte dos países vem mantendo suas taxas nas últimas reuniões do banco central. No ranking, entre 40 países, 72,50% mantiveram, enquanto 5% elevaram as taxas e 22,50% cortaram.

 

Acompanhe tudo sobre:Globo

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa