Economia

Colômbia tem menor crescimento trimestral em 4 anos

A quarta maior economia da América Latina cresceu 2,8% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2012, segundo a agência de estatísticas do governo


	O resultado foi levemente melhor que o crescimento de 2,6% previsto por analistas e abaixo da previsão do governo de crescimento de 3%
 (John Coletti/Corbis/Latinstock)

O resultado foi levemente melhor que o crescimento de 2,6% previsto por analistas e abaixo da previsão do governo de crescimento de 3% (John Coletti/Corbis/Latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 15h59.

Bogotá - A economia da Colômbia cresceu, conforme o esperado, no menor ritmo para um primeiro trimestre em quatro anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo governo, na medida em que o setor manufatureiro sofreu forte contração. As indústrias de mineração e petróleo também sofreram dificuldades.

A quarta maior economia da América Latina cresceu 2,8% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2012, segundo a agência de estatísticas do governo, DANE. O crescimento foi cerca de metade do avanço de 5,4% em bases anuais registrado nos primeiros três meses do ano passado.

O resultado foi levemente melhor que o crescimento de 2,6% previsto por analistas e abaixo da previsão do governo de crescimento de 3%. Ante o quarto trimestre de 2012, a economia colombiana cresceu somente 0,3%.

O setor industrial, que foi fortemente atingido no último ano pela alta de 10% do peso colombiano ante o dólar no ano passado, encolheu 4,1% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, devido também aos preços menores das commodities e aos problemas trabalhistas em minas do país. Por outro lado, o setor de construção avançou 17% no trimestre passado.

A economia da Colômbia cresceu 4% no ano passado, ante avanço de 6,6% em 2011. O governo e muitos analistas esperam que a economia se recupere no segundo trimestre devido a um plano de estímulos e à volta modesta da confiança do consumidor.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômico

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto