Economia

CNI: utilização da capacidade fica estável em maio

Brasília - A produção industrial voltou a se recuperar no mês de maio, após ter registrado estabilidade em abril. Segundo a Sondagem Industrial divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador ficou em 54,9 pontos em maio, ante 51 pontos em abril. Valores acima de 50 pontos indicam aumento da produção em relação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasília - A produção industrial voltou a se recuperar no mês de maio, após ter registrado estabilidade em abril. Segundo a Sondagem Industrial divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador ficou em 54,9 pontos em maio, ante 51 pontos em abril. Valores acima de 50 pontos indicam aumento da produção em relação ao mês anterior. Apesar disso, o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) ficou estável, aos 50,3 pontos. Segundo a CNI, este é o patamar usual para meses de maio.

A sondagem mostra também que os estoques da indústria estão perto do nível planejado pelos empresários, o que mostra que a produção tem sido capaz de acompanhar o aumento da demanda. O indicador ficou em 49,7 pontos. Quanto mais perto dos 50 pontos, mais próximo o estoque está do planejado.

Os empresários industriais continuam otimistas em relação aos próximos meses. O indicador de expectativa quanto à demanda futura ficou em 63,4 pontos, acima da média histórica, que é de 59,4 pontos. As empresas também esperam aumentar as compras de matérias-primas. O indicador fechou em 61,7 pontos, também acima da média histórica de 55,6 pontos. O indicador de expectativa quanto às exportações futuras situou-se em 52,2 pontos, o que significa otimismo moderado em relação ao crescimento das vendas externas.
 

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralgestao-de-negociosPesquisas de mercadoprodutividade-no-trabalhoIndústria

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE