Economia

CNI: recuperação da indústria se dará ao longo do ano

Brasília - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ficou surpresa com a queda de 5,5% do produto industrial em 2009, conforme divulgado hoje pelo IBGE. Segundo nota divulgada pela CNI à imprensa, o recuo é maior que o esperado, de 4,5%, "o que tornará mais lenta a recuperação do setor". "Os efeitos da crise sobre […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasília - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ficou surpresa com a queda de 5,5% do produto industrial em 2009, conforme divulgado hoje pelo IBGE. Segundo nota divulgada pela CNI à imprensa, o recuo é maior que o esperado, de 4,5%, "o que tornará mais lenta a recuperação do setor". "Os efeitos da crise sobre a indústria foram muito fortes e, como previa a CNI, o desempenho da indústria só voltará ao nível pré-crise ao longo de 2010", diz a nota.

Segundo a CNI, esse recuo de 5,5% no ano passado foi a maior retração da atividade industrial da atual série histórica, iniciada em 1996. Apesar disso, a entidade avalia que os números divulgados hoje pelo IBGE corroboram a avaliação de que há uma recuperação da atividade em curso. "Tanto o PIB industrial como o investimento cresceram fortemente no quarto trimestre - ambos os componentes foram decisivos para o resultado do trimestre", destaca a nota. Para 2010, a CNI prevê que o crescimento econômico será alavancado pela indústria, que deve contribuir com uma expansão do PIB industrial superior a 5% do PIB.

Com relação específica aos dados do PIB do quarto trimestre de 2009, a CNI destaca que os números indicam recuperação da atividade industrial e que eles não representam riscos sobre a capacidade da indústria de atender ao aumento da demanda.

O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, destaca, conforme a nota, que a queda de 0,2% do PIB no ano passado reflete expectativas diferentes entre o início e o final de 2009. "Havia grande pessimismo sobre o desempenho da economia nos primeiros meses do ano passado. A economia brasileira respondeu à crise com as medidas de política econômica de recuperação do crédito e estímulo à demanda doméstica e o próprio setor industrial registrou crescimento ao longo de 2009", analisa o economista.

 

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústriaPIB

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis