Economia

Confiança do consumidor cai a menor nível em 9 anos

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor caiu 1,2% ante maio e 3,5% frente a junho de 2013


	Consumidores: a percepção sobre a situação financeira também piorou
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Consumidores: a percepção sobre a situação financeira também piorou (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 12h27.

Brasília - A confiança do consumidor atingiu o menor nível desde 2005, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu 1,2% ante maio e 3,5% frente a junho do ano passado.

Com esse resultado, o indicador ficou em 106,3 pontos. De acordo com a pesquisa, as expectativas de aumento do desemprego e de queda na renda pessoal estão entre os motivos para a piora.

O indicador de expectativa de desemprego caiu pelo segundo mês consecutivo. Entre maio e junho recuou 5%, para 108,9 pontos. O indicador de expectativa em relação à renda pessoal também registrou queda, recuou 4,8%; o de perspectiva para a inflação diminuiu 2,8%.

A percepção dos consumidores sobre a própria situação financeira também piorou. Em junho apresentou queda de 1,5% frente a maio. O indicador de endividamento cresceu 3,3%, o que, segundo a CNI, indica que um número maior de pessoas disse estar menos endividada agora do que há três meses.

Na pesquisa, a entidade afirmou que a queda nas dívidas é um "comportamento razoável, considerando-se a crescente preocupação com a inflação e a piora na expectativa quanto a renda pessoal".

A pesquisa é feita pela CNI em parceira com o Ibope Inteligência. Foram ouvidas, segundo a entidade, 2.002 pessoas de 140 municípios entre 13 e 15 de junho.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresConfiançaCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025