Dentre os ramos de atividade, o setor de construção de edifícios foi o que teve o maior crescimento
Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2011 às 15h07.
São Paulo – A atividade da indústria da construção cresceu em junho na comparação com maio deste ano, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa de sondagem feita pela entidade apontou que a atividade do setor registrou 52,4 pontos no último mês do segundo trimestre deste ano.
Na pesquisa, os indicadores são medidos em escalas que vão de 0 a 100. Quanto mais próximo de 0, pior o resultado do indicador. Quanto mais próximo de 100, melhor. Quando ele registra 50 pontos, é verificada a estabilidade ante o mês anterior.
Em junho, os 411 empresários ouvidos pela CNI disseram que o desempenho foi melhor que o do mês anterior. Em maio, pela primeira vez no ano, os empresários apontaram também um crescimento da atividade ante o mês anterior (53,1 pontos). “No segundo semestre, verificamos a volta do crescimento do setor”, afirmou Danilo Garcia, economista da CNI.
Dentre os ramos de atividade, o setor de construção de edifícios foi o que teve o maior crescimento (51,3 pontos). Já as empresas de serviços especializados, a menor (50 pontos).
Pelo porte das empresas, as grandes foram as que mais cresceram. O indicador de atividade delas ficou em 57,5 pontos. Já a atividade das pequenas foi a menor e ficou em 49,6 pontos.
O número de empregados das empresas de construção também cresceu em junho, de acordo com a CNI. O item que trata da quantidade de mão de obra empregada no setor ficou em 51,9 pontos.