Economia

Intenção de consumo das famílias cresce em janeiro, diz CNC

No entanto, o apetite para o consumo ainda está menor do que no mesmo período do ano passado


	Bens de consumo: o alto nível de endividamento, o encarecimento do crédito e a persistência das pressões inflacionárias mantiveram a intenção de consumo em um nível inferior 
 (Getty Images)

Bens de consumo: o alto nível de endividamento, o encarecimento do crédito e a persistência das pressões inflacionárias mantiveram a intenção de consumo em um nível inferior  (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 10h37.

Rio - As famílias brasileiras ficaram mais dispostas em ir às compras na passagem de dezembro para janeiro. No entanto, o apetite para o consumo ainda está menor do que no mesmo período do ano passado, apontou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 1,1% em janeiro ante dezembro, para 131,0 pontos. Em relação a janeiro de 2013, houve recuo de 3,0%. Segundo a CNC, o alto nível de endividamento, o encarecimento do crédito e a persistência das pressões inflacionárias foram razões que mantiveram a intenção de consumo em um nível inferior ao ano passado.

Por outro lado, a manutenção dos ganhos salariais reais e da taxa de desemprego baixa mantém o índice num patamar ainda favorável, acima da zona de indiferença (100,0 pontos).

Na comparação com o mês anterior, todos os componentes da pesquisa tiveram melhora em janeiro, menos o subindicador Momento para Duráveis (-6,5%).

Na comparação com janeiro do ano passado, a queda na intenção de consumo foi causada por uma deterioração em quase todos os subindicadores, com exceção da avaliação sobre a Renda Atual (+0,4%) e a Perspectiva de Consumo (+4,4%).

Acompanhe tudo sobre:PreçosConsumoConsumidores

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas