Economia

CMN oficializa redução da TJLP para 5% ao ano

Movimentação fora anunciada pelo ministro Guido Mantega mais cedo este mês


	O novo valor da TJLP, de 5,5%, entra em vigor em 1º de janeiro de 2013 e vale até 31 de março de 2013
 (Ricardo Moraes/Reuters)

O novo valor da TJLP, de 5,5%, entra em vigor em 1º de janeiro de 2013 e vale até 31 de março de 2013 (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2012 às 18h02.

Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou nesta quinta-feira a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5,5% para 5% ao ano, a partir de janeiro. A nova referência vale de 1º de janeiro de 2013 a 31 de março de 2013. "Considerando a meta de inflação de 4,5% mais a média diária do risco Brasil no quarto trimestre de 2012, de 0,5 ponto porcentual, a TJLP será de 5%", explicou o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, João Rabelo.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia antecipado essa movimentação para o patamar mais baixo da taxa da história do País no último dia 5 deste mês. A TJLP é referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na ocasião, Mantega enfatizou que a medida barateia não somente as novas linhas de financiamento do BNDES, mas também os financiamentos já tomados. A última vez que a taxa foi reduzida, ao final de junho, o nível da TJLP passou de 6% para 5,5% ao ano. A taxa era mantida em 6% desde junho de 2009.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilJurosMinistério da FazendaGuido MantegaCMN

Mais de Economia

Comissão do Senado aprova 2º projeto de regulamentação da reforma tributária

Lula assina projeto que cria regras econômicas para big techs e amplia fiscalização do Cade

Governo Lula escolhe funcionário de carreira do Banco do Brasil para a presidência dos Correios

Menor crescimento econômico e dólar a 1.423 pesos: as projeções para Orçamento da Argentina em 2026