Economia

Clientes enfrentam problemas de portabilidade de crédito

Do total de reclamações, 221 foram feitas contra o BNP Paribas, 53 contra o BMG, e 49 contra o BIC


	 Entre as instituições com mais de 2 milhões de clientes, em setembro, o BMG liderou a lista com 177 reclamações consideradas procedentes pelo BC
 (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Entre as instituições com mais de 2 milhões de clientes, em setembro, o BMG liderou a lista com 177 reclamações consideradas procedentes pelo BC (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2014 às 13h17.

Brasília - Em setembro, a recusa injustificada aos clientes que pretendiam fazer a portabilidade de crédito consignado foi a principal reclamação registrada no Banco Central (BC), com 421 casos.

Desse total de reclamações, 221 foram feitas contra o BNP Paribas, 53 contra o BMG, e 49 contra o BIC.

No total, o BC registrou em setembro 2.973 reclamações, com indício de descumprimento de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do BC.

Com o segundo maior número de reclamações estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, o sigilo ou a legitimidade das operações e serviços, com 290 situações. Em seguida, vem o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 271 casos.

Entre as instituições com mais de 2 milhões de clientes, em setembro, o BMG liderou a lista com 177 reclamações consideradas procedentes pelo BC.

Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão.

Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. No caso do BMG, o índice ficou em 75,64.

Em segundo lugar, o Banco Santander teve um índice em 11,18, com 347 reclamações. Em terceiro lugar ficou o Mercantil do Brasil, com índice 10, ou seja, 21 reclamações.

No caso dos bancos e financeiras com menos de 2 milhões de clientes, o BIC liderou com índice em 659,24 e 114 reclamações. Em seguida, estão o BNP Paribas - índice 309,22 e 364 reclamações - e o J.Malucelli - índice 49,96 e 17 reclamações.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosCrédito consignadoFinançasMercado financeiro

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China