Economia

Cidades chinesas competem em tamanho de PIB

A competição entre as principais cidades está avançando em direção à meta de RMB 5 trilhões

China: o PIB de Guangzhou foi de RMB 3,035 trilhões, um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior (Edward Wong/South China Morning Post/Getty Images)

China: o PIB de Guangzhou foi de RMB 3,035 trilhões, um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior (Edward Wong/South China Morning Post/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 10h09.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2024 às 10h17.

A China tem, atualmente, 26 cidades com um Produto Interno Bruto (PIB) superior a RMB 1 trilhão, incluindo quatro cidades com um PIB de RMB 2 trilhões, três cidades com um PIB de RMB 3 trilhões e duas cidades com um PIB de RMB 4 trilhões. A competição entre as principais cidades está avançando em direção à meta de RMB 5 trilhões.

Especialistas afirmam que a expansão das cidades de trilhões indica um rápido desenvolvimento do processo de urbanização na China, com o tamanho e a influência das cidades continuando a crescer, o que é de grande importância para impulsionar o crescimento econômico e a transformação e modernização da China.

Observou-se que houve mudanças nas posições das dez principais cidades em termos de PIB em todo o país: Xangai, Pequim, Shenzhen, Guangzhou, Chongqing, Suzhou, Chengdu, Hangzhou, Wuhan e Nanjing. Diferente do ano passado, Guangzhou ultrapassou Chongqing e recuperou o quarto lugar, enquanto Hangzhou ultrapassou Wuhan e se tornou a oitava.

De acordo com os dados do PIB da província de Guangdong, em 2023, o PIB de Guangzhou foi de RMB 3,035 trilhões, um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior. Esse valor é RMB 20,99 bilhões a mais do que o PIB de Chongqing em 2023 (RMB 3,014 trilhões). A estrutura “Pequim-Xangai-Guangzhou-Shenzhen” está se repetindo.

Com base nos dados de 2022, o PIB de Chongqing (RMB 2,912 trilhões) superou o PIB de Guangzhou (RMB 2,883 trilhões) por RMB 29 bilhões. As duas cidades sempre estiveram muito próximas em termos de PIB.

A transformação do dinamismo industrial de Guangzhou está acelerando, com o valor agregado das indústrias emergentes estratégicas representando mais de 30% do PIB regional, e os clusters de biomedicina e fabricação inteligente foram classificados como excelentes em todo o país.

Diante da grande transformação na indústria, Guangzhou tomou a iniciativa e conseguiu cultivar duas novas forças na fabricação de automóveis, a GAC Aion e a XPeng Motors. De acordo com o relatório de trabalho do governo de Guangzhou deste ano, a produção de veículos de nova energia ultrapassou 650 mil unidades, um aumento de 1,08 vezes.

Em 2023, como importantes cidades nas regiões leste e central da China, Hangzhou e Wuhan podem ingressar no “clube de RMB 2 trilhões” do PIB. As duas cidades também têm competido de forma acirrada: em 2023, Hangzhou ultrapassou Wuhan em RMB 4,7 bilhões, enquanto em 2022, Wuhan ultrapassou Hangzhou em RMB 11,3 bilhões, com uma diferença mínima, e a competição pelo oitavo lugar continua intensa.

Além disso, a diferença entre Pequim e Xangai aumentou, com o PIB de Xangai (RMB 4,465 trilhões) superando o de Pequim (RMB 4,161 trilhões de yuans) em 304,19 bilhões em 2022, e essa diferença aumentou para 345,79 bilhões este ano.

Em termos regionais, as dez principais cidades ainda estão concentradas nas regiões sul e leste, com foco no Delta do Rio das Pérolas e no Delta do Rio Yangtze. No norte e no centro, há apenas Pequim e Wuhan, e no oeste, há Chongqing e Chengdu.

A expansão para níveis superiores eleva a competição entre as cidades

Atualmente, todas as dez principais cidades, exceto Nanjing, alcançaram um PIB de RMB 2 trilhões, enquanto o limiar da competição entre as principais cidades chinesas atingiu 3 trilhões.

Recentemente, Chongqing e Guangzhou anunciaram que seus PIBs em 2023 ultrapassaram a marca dos RMB 3 trilhões. Após Xangai (alcançou esse marco em 2017), Pequim (alcançou esse marco em 2018) e Shenzhen (alcançou esse marco em 2021), as cidades chinesas do “clube de RMB 3 trilhões de PIB” se expandirão para um total de cinco.

O que significa RMB 3 trilhões? Com base na taxa de câmbio mais recente, equivale a cerca de US$ 417,8 bilhões. Esse total econômico supera o PIB da Malásia, classificada em 35º lugar globalmente, e também supera o PIB de países como Vietnã, África do Sul e Filipinas, o que significa que o PIB dessas cinco cidades já ultrapassou o da maioria das economias globais.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPIBeconomia-internacional

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado