Economia

Chuvas ocorrem em áreas de café e cana do Brasil

Frente fria que passa pelo Brasil vai trazer chuvas para a parte norte da região produtora de café do Sudeste do país e região de cultivo de cana


	Plantação de soja: mais chuva não é esperada em São Paulo e sul de Minas Gerais até o final da semana
 (Ty Wright/Bloomberg)

Plantação de soja: mais chuva não é esperada em São Paulo e sul de Minas Gerais até o final da semana (Ty Wright/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 08h18.

São Paulo - Uma frente fria que passa pelo Brasil vai trazer chuvas para a parte norte da região produtora de café do Sudeste do país e região de cultivo de cana, bem como para o cinturão de grãos do Centro-Oeste até quarta-feira, afirmou a Somar Meteorologia nesta segunda-feira.

Chuvas foram relatadas no sul de Minas Gerais e em partes do Estado de São Paulo no fim de semana, beneficiando as culturas de café, cana e laranja, afirmou o meteorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar, em nota.

Ele disse que mais chuva não é esperada em São Paulo e sul de Minas Gerais até o final da semana, quando uma nova frente fria passa pela região. "Até lá o tempo seguirá firme e com baixa possibilidade para ocorrência de chuvas (em São Paulo e região centro-sul de Minas Gerais).

Mas devido as chuvas desse final de semana, muitas regiões produtoras desses Estados tiveram seus níveis de umidade do solo elevados, o que proporciona uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente de café, cana de açúcar e laranja", afirmou Santos em nota.

Além dessas culturas, com o aumento da umidade do solo, há a possibilidade de se iniciar o plantio das culturas de verão, como soja, milho, entre outras, uma vez que o plantio estava paralisado devido ao tempo seco e quente das últimas semanas, continuou o especialista.

No Centro-Oeste, a segunda-feira também começa com muitas áreas de instabilidade, e com isso há previsão de mais chuvas, o que favorece o plantio de grãos.

No Sul, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas até quarta-feira, quando uma nova frente fria avançará sobre o sul do Rio Grande do Sul, provocando chuvas sobre todas as regiões do Estado.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCaféCana de açúcarChuvasCommoditiesGrãosTrigo

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos