Economia

Chipre diz que não há planos sair do euro

Presidente do Chipre diz que o risco de falência foi controlado e que o país não tem intenção de deixar o euro


	Bandeira do Chipre: Líder conservador Nicos Anastasiades disse que as restrições impostas em transações bancárias seriam gradualmente retirados.
 (REUTERS/Yorgos Karahalis)

Bandeira do Chipre: Líder conservador Nicos Anastasiades disse que as restrições impostas em transações bancárias seriam gradualmente retirados. (REUTERS/Yorgos Karahalis)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2013 às 10h01.

Nicósia - O presidente do Chipre disse nesta sexta-feira que o risco de falência foi controlado e que o país não tem intenção de deixar o euro, em um discurso carregado com críticas ao bloco de moeda única por "experimentar" com o destino da ilha.

O líder conservador Nicos Anastasiades discursou um dia depois da reabertura dos bancos, seguindo quase duas semanas de fechamento para evitar uma corrida bancária por cipriotas e depositantes estrangeiros ricos, na medida em que o país corria para conseguir um pacote de resgate da União Europeia.

Anastasiades disse que as restrições impostas em transações bancárias em Chipre --sem precedentes no bloco desde que o euro entrou em circulação em 2002-- seriam gradualmente retirados. Mas não deu nenhum prazo para que isso ocorra.

Acompanhe tudo sobre:ChipreCrise econômicaZona do Euro

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026