Economia

Chipre baixa novamente suas restrições bancárias

O país aumentou os limites das operações pessoais e comerciais, mas manteve em 300 euros diários o valor máximo que se pode retirar das caixas


	Pessoas seguram bandeira do Chipre: agora será permitido viajar para fora do país com até 3 mil euros, depois que o limite foi de 2 mil euros.
 (Milos Bicanski/Getty Images)

Pessoas seguram bandeira do Chipre: agora será permitido viajar para fora do país com até 3 mil euros, depois que o limite foi de 2 mil euros. (Milos Bicanski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 16h17.

Nicósia - O Ministério da Economia do Chipre decidiu nesta quinta-feira baixar novamente as restrições impostas ao movimento de capitais, aumentando os limites das operações pessoais e comerciais, embora mantendo em 300 euros diários o valor máximo que se pode retirar das caixas.

O novo decreto, o décimo desde que reabriram os bancos em 28 de março, permite as transferências entre contas de diferentes entidades financeiras cipriotas de até 10 mil euros mensais, frente ao limite de 3 mil que o decreto anterior estabelecia.

Além disso, os pagamentos e as transferências com fins comerciais estão permitidos até 300 mil euros sem necessidade de autorização prévia, enquanto antes era necessário o sinal verde do Banco Central.

Além disso, o novo decreto aumenta a quantidade permitida em transferências para o exterior de 2 mil a 5 mil euros ao mês para as pessoas físicas.

Da mesma maneira, agora será permitido viajar para fora do país com até 3 mil euros, depois que o limite foi de 2 mil euros.

O novo decreto, que terá validade de 16 dias, mantém o limite de saques em dinheiro em 300 euros diários para as pessoas físicas e em 500 para as empresas.

Com esse documento, o Ministério da Economia aprovou outro com que se permite aos clientes estrangeiros das filiais e subsidiárias de bancos estrangeiros liberar suas transações, embora essas precisem da autorização prévia do Banco Central, que as examinará caso a caso. 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaChipre

Mais de Economia

Reforma Tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, diz estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro