Economia

China vai ampliar banda de negociação do iuane

País vai acelerar a convertibilidade na conta de capital


	Economia na China: BC também afirmou que vai expandir de forma regular o uso do iuane além de suas fronteiras
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Economia na China: BC também afirmou que vai expandir de forma regular o uso do iuane além de suas fronteiras (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 09h04.

Pequim - A China vai expandir a banda de negociação do iuan de maneira ordenada e acelerar a convertibilidade na conta de capital, afirmou o banco central do país nesta quarta-feira, reafirmando sua postura de longa data.

Em comunicado publicado em seu site, http://www.pbc.gov.cn, o BC também afirmou que vai expandir de forma regular o uso do iuan além de suas fronteiras.

"Vamos gradualmente aperfeiçoar o mecanismo de formação do renminbi (iuan) e expandir a banda de flutuação da taxa de uma maneira ordenada", disse o BC.

O banco central tem mostrado consistentemente sua intenção de liberalizar os mercados financeiros e permitir que o iuan seja negociado mais livremente. O presidente do BC, Zhou Xiaochuan, disse em novembro que a entidade vai "basicamente" sair da intervenção regular no mercado cambial.

A última vez que a banda de negociação do iuan foi ampliada foi em abril de 2012, para permitir que a taxa de câmbio subisse ou caísse 1 por cento em relação ao ponto médio fixo anunciado diariamente pelo banco central.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioMoedasChinaIuane

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE