Economia

China testa efeitos de alta do iuan sobre exportadores

PEQUIM (Reuters) - A China está conduzindo "testes de estresse" no setor de exportação do país para ver quanta apreciação do iuan as empresas podem suportar, informou o jornal local 21st Century Business Herald nesta sexta-feira. O jornal citou fontes da indústria dizendo que os resultados do teste, conduzido em conjunto com o ministério do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2010 às 10h10.

PEQUIM (Reuters) - A China está conduzindo "testes de estresse" no setor de exportação do país para ver quanta apreciação do iuan as empresas podem suportar, informou o jornal local 21st Century Business Herald nesta sexta-feira.

Esses testes, segundo o jornal, não significam que Pequim deixará o iuan se apreciar.

De qualquer forma, a reportagem marca uma rara discussão na mídia chinesa sobre a oportunidade real de valorização do iuan, em meio à crescente especulação de que Pequim pode estar prestes a permitir a volta da apreciação da moeda.

De acordo com os resultados iniciais dos testes, que se concentraram em exportadores de têxteis, sapatos e brinquedos, cada ponto percentual de apreciação do iuan tiraria um ponto da sua margem de lucro. Isso seria um sério golpe à rentabilidade, já que, muitas vezes, a margem de lucro líquido dos exportadores é apenas de 3 a 5 por cento, disse o jornal.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércio exteriorExportaçõesGoverno

Mais de Economia

Comissão do Senado aprova projeto que amplia isenção de IR para quem ganha até dois salários

Após tarifaço, déficit comercial dos EUA cai em junho com a queda das importações

Em meio ao tarifaço dos EUA, Haddad diz que governo dará atenção especial a setores vulneráveis

Crediário ganha o mundo: parcelamento sem juros vira aposta bilionária de fintechs e bancos