Economia

China supera Brasil como destino das exportações uruguaias

As vendas para a China somaram 806,6 milhões de dólares, aumentaram 11,53% e representaram 16,2% do total


	Exportação: produto mais vendido foi a soja, com compras que chegaram a 24% do total
 (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

Exportação: produto mais vendido foi a soja, com compras que chegaram a 24% do total (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2014 às 22h46.

Montevideo - A China foi o principal destino das exportações de bens uruguaios no primeiro semestre do ano, superando o Brasil, tradicional número um do ranking, informaram o Instituto Uruguai XXI (público-privado) e a União de Exportadores (UEU), nesta terça-feira.

"As vendas para a China somaram 806,6 milhões de dólares, aumentaram 11,53% e representaram 16,2% do total", informa o relatório da UEU. "Isso sem considerar a mercadoria que chega à China das zonas francas" e que representa cerca de 17% do total, acrescentou.

Entre os principais produtos exportados pelo Uruguai para a China estão soja, carne e produtos lácteos.

O Brasil caiu para o segundo lugar da lista de importadores do Uruguai, com recuo de 0,43% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado.

As maiores quedas das exportações uruguaias foram para o Chile (-29,03%), com recuo na venda de carne, e para a Holanda (-21,03%), que importou menos soja e carne.

Na primeira metade do ano, o Uruguai totalizou 4,981 bilhões de dólares em exportações – cerca de 7,8% a mais em relação ao mesmo período de 2013 - e 4,687 bilhões de dólares em compras no exterior. Isso significa um aumento de 5,7% ao ano, somando um superávit de 294 milhões de dólares.

O produto mais vendido no intervalo entre janeiro e junho foi a soja, com compras que chegaram a 24% do total, seguido da carne.

Em junho, a balança comercial uruguaia teve um superávit de 316 milhões de dólares, com um aumento das exportações de 22,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, a 1,125 bilhão de dólares, e de 21,5% nas importações, a 809 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChinaComércioComércio exteriorCommoditiesDados de BrasilExportaçõesImportaçõesIndústriaSojaUruguai

Mais de Economia

Brasil impulsiona corporate venturing para atrair investimentos e fortalecer startups

Preço da carne tem maior alta mensal em 4 anos, mostra IPCA de outubro

Número de pessoas que pediram demissão em 2024 bate recorde, diz FGV

Inflação de outubro acelera e fica em 0,56%; IPCA acumulado de 12 meses sobe para 4,76%